Maternidade e mercado de trabalho
Atualizado: 27 de mai. de 2022
Para as mulheres que buscam uma recolocação no mercado de trabalho após a maternidade, o constrangimento mais frequente é ser questionada sobre o cuidado com os filhos.

Retornar ao trabalho depois da licença-maternidade pode ser uma tarefa dolorosa para muitas mulheres, pois a desigualdade de gênero, o machismo e a romantização da maternidade que paira na sociedade fazem com que muitos empregadores acreditem que, a partir do momento em que a mulher é mãe, sua produtividade como profissional está ameaçada. Mas algumas pesquisas afirmam o contrário, que, depois da maternidade, as mulheres são mais responsáveis e são as que mais têm inteligência emocional para lidar com equipes.
Para as mulheres que buscam uma recolocação no mercado de trabalho após a maternidade, o constrangimento mais frequente é ser questionada sobre o cuidado com os filhos. O mais interessante – e triste – é que esse tipo de abordagem não acontece com os homens, afinal, ninguém pergunta ao pai quem cuidará das crianças para ele trabalhar.