O Transtorno por Uso de Álcool (TUS) não tem cura, mas tem tratamento, conseguimos estacionar a nossa doença. Voltar a beber ao ponto em que estávamos é recomeçar a caminhada para o abismo. Por isso a importância do primeiro passo do Método Minnesota: reconhecer a nossa impotência perante o álcool e que perdemos o domínio sobre as nossas vidas. Se voltarmos a beber, ele voltará a ter controle sobre a minha vida.
Quando reconhecemos que temos um limite não nos colocamos em risco. E quando ainda nos pegamos pensando na possibilidade de controlar o consumo da bebida é porque ainda não conseguimos aceitar realmente a nossa doença. Neste caso, para te ajudar a se render e aceitar o seu alcoolismo, propomos que responda às seguintes questões:
Para quem posso pedir ajuda quando esses pensamentos vierem à minha mente?
Como posso identificar minhas emoções?
Como posso identificar a minha necessidade que não está sendo atendida?
Tem uma outra maneira de atender essa necessidade?
Como posso lidar com essas emoções?
Consigo reconhecer uma crença distorcida? Como posso corrigir essa crença?
Estou com algum pensamento distorcido? Como posso mudá-lo?
Como posso equilibrar minhas emoções?
Quais as possibilidades de solução?
Qual a ação mais assertiva?
Em nosso caso, nessa situação de dependência do álcool, é importante lembrar que já não buscamos o consumo pelo prazer, mas para evitar o desprazer. Busque alternativas de comemoração sem a presença do álcool, combinado? E peça ajuda sempre que precisar!
--------
Todas as atividades do nosso Baralho da Recuperação, divulgadas do dia 16 a 31 de dezembro, foram propostas durante o ano, em nosso grupo terapêutico de prevenção de recaídas, pela psicóloga e vice-presidente da nossa Associação, Cláudia Leiria (@psiclaudialeiria)
Referências Bibliográficas - São ótimas dicas de leitura e para presentear também!
Tratando a dependência de álcool - um guia de treinamento das habilidades de enfrentamento - 2ª edição. Autores: Peter M. Monti, Ronald M. Kadden, Damaris J. Rohsenow, Ned L. Cooney e David B. Abrams. Editora: Roca.
Conhecer-se é amar a si próprio - exercícios para desenvolver a autoconsciência e para realizar mudanças positivas e encorajadoras. Autores: Lynn Lott, Marilyn Matulich Kentz e Dru West. Editora: Manole.
Caderno de exercícios para cuidar de si mesmo - 3ª edição. Autora: Anne Van Stappen. Editora: Vozes.
Caderno de exercícios de inteligência emocional - 2ª edição. Autor: llios Kotsou. Editora: Vozes.
Caderno de exercícios para viver sua raiva de forma positiva. Autor: Yves-Alexandre Thalmann. Editora: Vozes.
Dinâmicas de grupo e atividades clínicas aplicadas ao uso de substâncias psicoativas. Organizadoras: Neliana Buzi Figlie e Roberta Payá. Editora: Roca.
Tratamento do uso de substâncias químicas - Manual prático de intervenções e técnicas terapêuticas. Organizadores: Ronaldo Laranjeira, Helena M. Takeyama Sakiyama e Maria de Fátima Rato Padin. Editora: Artmed.
Programa Terapêutico para o tratamento da dependência química. Autora: Luana Gama Wanderley Leite. Editora: Edições Loyola.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Associação Alcoolismo Feminino existe para ajudar mulheres em sofrimento pelas consequências de seu modo de beber, por meio de um espaço de acolhimento, compaixão e respeito, sem julgamentos nem preconceitos.
Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco pelo site: ww.associacaoaf.org/queroajuda
Comments