Tema III: Necessidade Básica Não Atendida
Os sentimentos têm como origem uma necessidade básica não atendida. Preste atenção aos sentimentos que ganham uma intensidade maior e procure entender qual é a necessidade básica que não está sendo atendida. Isto te ajudará a compreender melhor a situação e a se comunicar ou agir de forma mais assertiva. Nem sempre teremos nossa necessidade atendida, mas é importante identificar quando isso não acontece.

Se eu tiver um pensamento distorcido em relação a este evento, vou ter um sentimento distorcido e consequentemente uma ação distorcida. Por trás de um pensamento distorcido está uma necessidade básica não atendida e não identificada.
Por exemplo, se ao sentir raiva, você agir motivada pela raiva, o(a) outro(a) não vai identificar a sua necessidade e, portanto, não terá nem mesmo a oportunidade de reconhecê-la e atendê-la. O que vai chamar a atenção será a sua atitude disfuncional e o(a) outro(a) vai reagir a essa atitude e não à sua necessidade, havendo uma possibilidade maior de desentendimento, briga e recaída.