top of page
Banner para site (35 × 10 cm).png

Conheça a
nossa história

O Coletivo Alcoolismo Feminino foi fundado em 20/02/20 por Grazi Santoro e Denise Cabral, ambas alcoolistas não anônimas, em recuperação há mais de 10 anos, e pela psicóloga, especialista em Dependência Química e Terapia familiar sistêmica, Claudia Leiria. A ideia inicial da Grazi era atrair mulheres com problemas pelo alto consumo de álcool, através das redes sociais, principalmente no Instagram, com conteúdos sobre o tema e fotos e vídeos delas, e ajudá-las a entenderem a doença e a buscarem ajuda.

"Eu queria ser ponte e hoje somos mar. Um mar de girassóis que, na ausência do sol, nos viramos umas para as outras e compartilhamos nossa energia.

Eu sabia que não estava sozinha nessa jornada e tinha o desejo de encontrar

outras iguais e ajudá-las a buscarem tratamento."

(Grazi Santoro, presidente associação AF)

Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, houve o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e, consequentemente, da procura por ajuda. Em pouco mais de 4 meses, já éramos mais de 300 mulheres em todo o Brasil e sentimos a necessidade de nos organizarmos para dar maior apoio a todas elas e às que ainda chegariam. Criamos grupos regionais para partilhas e pedidos de ajuda, biblioteca e reuniões, tudo de forma virtual. 

Em 3 anos de existência, acolhemos mais de 1500 mulheres em todos os estados brasileiros e algumas radicadas no exterior (EUA, Portugal, Itália, Canadá, Angola, Alemanha, Irlanda e Inglaterra).

ApresentaçãoOficial_AAF_Oficial_Amarelo.png

Salvamos vidas de mulheres que desejam parar de beber através de uma metodologia humanizada, científica e apoiada em tecnologias digitais que possibilitam um atendimento de forma escalável, acessível e em tempo real.

Estamos comprometidas com os seguintes objetivos, da Agenda 2030 da ONU, em prol de um mundo mais resiliente e sustentável: 

 

Trabalhamos de acordo com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas por um mundo melhor para todes, atuando na prevenção e tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool (ODS 3.5), lutando para acabar com todas as formas de discriminação e de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas (ODS 5.1).

 

download.png
download (1).png

 

Em nossa Associação, ajudamos mulheres a se recuperarem da dependência de substâncias e a ressignificarem suas vidas, tornando-as potentes e protagonistas de uma nova história de autoconhecimento, autoestima e amor próprio. Para isso, temos grupos terapêuticos específicos para mulheres negras, lésbicas, bissexuais, transexuais, vítimas de violências e mães, para a prevenção de recaídas e para os transtornos alimentares associados ao alcoolismo. Oferecemos a essas mulheres conhecimento e ferramentas para que tornem suas mentes, corpos e espíritos livres e saudáveis.

A Associação

A formalização do coletivo como associação é mais uma maneira de validar todo o trabalho que já vem sendo feito e muito mais! Queremos ajudar as nossas alcoolistas a não somente pararem de beber, mas a construírem uma nova vida feliz sem o álcool, as apoiando em várias áreas de suas vidas e, como associação, poderemos buscar maior apoio através de editais públicos e privados. Nossa sede está localizada em Belo Horizonte, mas o nosso trabalho está em todo o Brasil e até fora dele, através do voluntariado de mais de 50 alcoolistas em recuperação e de parcerias com profissionais da área da saúde.

Cópia de Landinpage AAF (37).png

Transparência e ética

Para nós, criar estratégias fundamentadas em princípios éticos e transparentes é vital para nossa recuperação. Por isso, nosso programa de compliance visa evitar situações de irregularidades e garantir que os recursos recebidos pelo poder público e por instituições privadas tenham destinação correta, garantindo a eficiência, a eficácia, a confiabilidade e a reputação da nossa Associação.

Transprência
bottom of page