
Conheça a
nossa história
O Coletivo Alcoolismo Feminino foi fundado em 20/02/20 por Grazi Santoro e Denise Cabral, ambas alcoolistas não anônimas, em recuperação há mais de 10 anos, e pela psicóloga, especialista em Dependência Química e Terapia familiar sistêmica, Claudia Leiria. A ideia inicial da Grazi era atrair mulheres com problemas pelo alto consumo de álcool, através das redes sociais, principalmente no Instagram, com conteúdos sobre o tema e fotos e vídeos delas, e ajudá-las a entenderem a doença e a buscarem ajuda.
"Eu queria ser ponte e hoje somos mar. Um mar de girassóis que, na ausência do sol, nos viramos umas para as outras e compartilhamos nossa energia.
Eu sabia que não estava sozinha nessa jornada e tinha o desejo de encontrar
outras iguais e ajudá-las a buscarem tratamento."
(Grazi Santoro, presidente associação AF)
Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, houve o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e, consequentemente, da procura por ajuda. Em pouco mais de 4 meses, já éramos mais de 300 mulheres em todo o Brasil e sentimos a necessidade de nos organizarmos para dar maior apoio a todas elas e às que ainda chegariam. Criamos grupos regionais para partilhas e pedidos de ajuda, biblioteca e reuniões, tudo de forma virtual.
Em 2 anos de existência, acolhemos mais de 1000 mulheres em todos os estados brasileiros e algumas radicadas no exterior (EUA, Portugal, Itália, Irlanda e Inglaterra).

Salvamos vidas de mulheres que desejam parar de beber através de uma metodologia humanizada, científica e apoiada em tecnologias digitais que possibilitam um atendimento de forma escalável, acessível e em tempo real.
Estamos comprometidas com os seguintes objetivos, da Agenda 2030 da ONU, em prol de um mundo mais resiliente e sustentável:
Trabalhamos de acordo com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas por um mundo melhor para todes, atuando na prevenção e tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool (ODS 3.5), lutando para acabar com todas as formas de discriminação e de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas (ODS 5.1).
Em nossa Associação, ajudamos mulheres a se recuperarem da dependência de substâncias e a ressignificarem suas vidas, tornando-as potentes e protagonistas de uma nova história de autoconhecimento, autoestima e amor próprio. Para isso, temos grupos terapêuticos específicos para mulheres negras, lésbicas, bissexuais, transexuais, vítimas de violências e mães, para a prevenção de recaídas e para os transtornos alimentares associados ao alcoolismo. Oferecemos a essas mulheres conhecimento e ferramentas para que tornem suas mentes, corpos e espíritos livres e saudáveis.
A Associação
A formalização do coletivo como associação é mais uma maneira de validar todo o trabalho que já vem sendo feito e muito mais! Queremos ajudar as nossas alcoolistas a não somente pararem de beber, mas a construírem uma nova vida feliz sem o álcool, as apoiando em várias áreas de suas vidas e, como associação, poderemos buscar maior apoio através de editais públicos e privados. Nossa sede está localizada em Belo Horizonte, mas o nosso trabalho está em todo o Brasil e até fora dele, através do voluntariado de mais de 50 alcoolistas em recuperação e de parcerias com profissionais da área da saúde.
Nossa Associação é composta por 17 pétalas, 14 delas coordenadas por alcoolistas em recuperação de longo prazo ou recém-iniciada (todas dedicadas ao projeto, seguindo nossa metodologia e as boas práticas recomendadas).
.png)
Nossa metodologia
O tratamento terapêutico na AAF é feito através de um sistema de apoio integrativo:
GRUPOS DE
PARTILHA
APOIO JURÍDICO
APOIO A AUTONOMIA
FINANCEIRA
.png)
O tratamento para o alcoolismo e, em especial para o alcoolismo feminino, vai muito além de parar de beber.
É um processo de transformação da maneira de viver.
ACOMPANHAMENTO
PSICOLÓGICO
ACOMPANHAMENTO
NUTRICIONAL
REUNIÕES
FREQUENTES
APOIO FAMILIAR
.png)
.png)
TERAPIAS EM
GRUPO
LINHA DE AJUDA
AAF e a educação
Frequentemente, as atividades realizadas por ONGs são enquadradas como Educação Não Formal e os aprendizados que acontecem em processos de socialização (família, amigos, etc.) são denominados Educação Informal.
Nosso trabalho segue o conceito da Educação Integral, levando em conta o aperfeiçoamento de aspectos físico, social, emocional e cultural, em tudo o que desenvolve e pretende desenvolver. Esta é a nossa perspectiva e concepção de instituição, que visa transformar vidas e pessoas, através da reflexão e desenvolvimento individual e coletivo, estabelecendo parcerias diversas e almejando a conquista de espaços que tenham objetivos comuns.
Acreditamos no poder da prevenção, da valorização à vida e do reforço aos valores positivos.
O que oferecemos?
ATIVIDADES GRATUITAS
Grupo Terapêutico
Grupo Terapêutico para transtornos alimentares
Grupo Terapêutico para negras
Grupo Terapêutico para vítimas de violências
Grupo Terapêutico para familiares
Grupo Terapêutico para prevenção de recaída
Grupo Terapêutico para Lésbicas, Bissexuais e Transexuais
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)

Grupo Terapêutico para codependência emocional
Reuniões de partilhas: 5 vezes por semana;
+
ATIVIDADES
Atividades de prevenção ao consumo em parceria com instituições;
Festas virtuais;
Eventos presenciais;
Apoio para reinserção no mercado de trabalho;
Orientação jurídica.
Terapia individual com valores acessíveis, podendo chegar à valores sociais;
Atendimento com nutricionista, com valores acessíveis, podendo chegar a valores sociais.
Para nós, criar estratégias fundamentadas em princípios éticos e transparentes é vital para nossa recuperação. Por isso, nosso programa de compliance visa evitar situações de irregularidades e garantir que os recursos recebidos pelo poder público e por instituições privadas tenham destinação correta, garantindo a eficiência, a eficácia, a confiabilidade e a reputação da nossa Associação.
.png)