Banner para site (3).png

Nós ajudamos familiares e amigues de mulheres ou homens alcoolistas que desejam ajudar alguém que sofre com o consumo nocivo do álcool.

Em 3 anos de existência, acolhemos mais de 350 familiares de todo o Brasil.

Banner para site (4).png

NOSSA METODOLOGIA

A família tem importância fundamental no tratamento de todas as doenças mentais, não sendo diferente com o paciente alcoolista.

Se você chegou até aqui, é provável que deseja ajudar alguém que esteja abusando do álcool.

O processo de apoio para amigues e familiares da nossa Associação foi criado para te ajudar a aprender uma nova maneira de viver com a(o) alcoolista em recuperação ou apesar dela(e) continuar bebendo, criando um espaço de acolhimento, compaixão e respeito, sem julgamentos nem preconceitos.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO?

• Acesso à nossa Biblioteca Virtual;

• Grupos Terapêutico a cada 15 dias com a nossa psicóloga e cofundadora, Cláudia Leiria;

• Atendimento psiquiátrico individual no valor de R$ 150,00;

• Atendimento terapêutico individual com valor negociável com profissionais parceiras, podendo chegar a valor social.

"xxx."

Cláudia Leiria, psicóloga e cofundadora da nossa Associação

Quero me inscrever, mas ainda tenho algumas dúvidas.

Clique aqui e saiba mais.

Junte-se a nós!

CONTRIBUIÇÃO (formato cartão postal).png
CONTRIBUIÇÃO (formato cartão postal) (3).png

Relatos do Coração
especial familiares

Filha de uma girassol em recuperação

"O AF tem me trazido forças para ajudar minha mãe na luta com o alcoolismo. Desde que eu descobri sua doença, minha alma adoeceu, minha vida perdeu cor e graça, e no grupo me fortaleço. Ver minha mãe assistindo às reuniões diariamente me ajuda a voltar a lutar por mim e por ela! Sou toda gratidão a esse coletivo abençoado, cheio de amor e acolhimento ao próximo, de mulheres que se doam e se entregam!"

Silvana, irmã da girassol Solange que está em recuperação

"Ela despertou para o caminho dos trabalhos sociais realizados por mulheres acolhedoras depois que ajudou uma amiga que estava sofrendo violência do companheiro. Ela me pediu ajuda para achar uma organização social que atendesse mulheres dependentes de álcool e eu tive um sentir muito forte no coração que encontraria alguma pelo Instagram, pois há trabalhos incríveis e potentes que estão se fortalecendo pelas redes sociais e chegando a quem precisa. Quando bati o olho no perfil de vocês, já senti o caráter acolhedor do projeto. Encaminhei pra ela, com as orientações de entrada, e ali foi o meu limite de poder ajudá-la: eu tinha pra mim que, daquele momento em diante, seria com ela. E foi! Já tem dois meses que ela está vivendo essa nova realidade, que é a de enxergar o caminho de luz, a possibilidade de ser diferente e confiante em si mesma."

Johanna Magdalena Pomp, mãe da girassol Gabriela

“Eu, Johanna Magdalena Pomp, me sinto muito honrada e feliz por fazer parte do grupo de Familiares e Amigues da AF.

Nosso grupo está completando dois anos!

Sabemos como é importante estarmos nele, afinal somos uma família onde nos acolhemos uns aos outros, ouvindo e compartilhando nossos sofrimentos, nossas alegrias e, acima de tudo, esperança: o alcoolismo é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento.

Minha filha Gabriela é uma alcoolista, já está há dois anos e três meses em recuperação para viver uma nova e importante fase de sua vida, se tornando livre, leve e solta, com a certeza de como é bom ser feliz. E eu também sou uma familiar em recuperação e vivo um dia de cada vez, sempre feliz. Gratidão, Universo!"

João, esposo de uma girassol em recuperação

“Antes da decisão da minha esposa de ingressar na AFF, ela estava bebendo bastante vinho, espumantes e às vezes caipirinhas. Algumas vezes numa quantidade muito grande. Seu comportamento quase sempre era relativamente normal. Em algumas ocasiões ela ficou meio perdida, com apagões. Porém nunca foi mal educada ou grossa, ou teve atitudes estranhas.

Mas ela decidiu procurar ajuda e pediu para eu a apoiar neste desafio, pois muitas vezes errei levando bebida pra casa, achando que estava fazendo uma coisa boa, agradando ela, quando, na verdade, a estava prejudicando.

Quando decide uma coisa ela é muito perseverante, o que muito admiro. Neste processo, ela está se sentindo muito melhor, as reuniões que ela participa a deixam mais animada. Tenho certeza que mesmo o processo sendo longo e continuo, a minha esposa vai vencer esse desafio.

Atualmente, eu não estou muito presente em casa pois, devido ao trabalho, passo a maior tempo em viagens. No entanto, fico com ela em pensamento nas 24 horas do dia. Hoje, minha esposa é outra mulher, mais alegre, serena, tem muita disposição, faz atividade física, cuida da alimentação. Ela tem os netos que adoram a vovó e mais uma companheirinha (uma cachorrinha). Ela segue em frente vencendo os desafios, e como ela mesmo diz, é uma mulher em reconstrução."

Cláudia e sou companheira da Eliete

Pude acompanhar, cada passo dela, nessa nova etapa da sua vida sem o álcool, e sei como foi difícil chegar até aqui, mas a garra e a determinação dela são surpreendentes!

Nós, familiares, precisamos apoiar, acreditar e aplaudir, a cada dia, mais essa conquista. Hoje vejo como ela se tornou uma pessoa ainda melhor. Tenho um orgulho imenso de você! Parabéns, você é uma pessoa maravilhosa!"

Depoimento

Novo depoimento