Você sabe o que é alcoolismo funcional?
A vida quase comum pode levar todos ao redor –especialmente a própria pessoa – a pensarem que não há nenhum problema com o modo de beber do indivíduo.

A imagem estereotipada de um alcoolista (antigamente era usado o termo alcoólatra) é de uma pessoa improdutiva, sem rumo, com problemas para manter o emprego, em constante conflito com seus relacionamentos românticos e familiares, na sarjeta, por exemplo. Mas alguns dependentes químicos, mesmo bebendo além do considerado “normal” socialmente, podem lidar com várias responsabilidades do cotidiano. Esses casos são denominados alcoolista funcional.
A vizinhança, sua chefia ou um familiar seu pode conviver com o alcoolismo e levar uma vida aparentemente produtiva. Porém, é nesse contexto que a doença se camufla, pois essa vida quase comum pode levar todos ao redor –especialmente a própria pessoa – a pensarem que não há nenhum problema com o modo de beber do indivíduo.
É importante ressaltar que começar a beber com muita frequência ou ir aumentando as doses de bebida pode elevar o risco de a pessoa deixar de ter um padrão de uso recreativo para desenvolver um comportamento que envolve abuso de bebida, com efeitos nocivos e progressivos que vão interferir nos diversos aspectos da vida.
Confira os sinais do alcoolismo funcional
Preferir bebida à comida: a pessoa usa a refeição como motivo para beber ou até troca o alimento pela bebida, fica apenas “beliscando” aperitivos para não parar de beber.
Desviar do assunto<