Autocuidado Financeiro: Um Aliado na Recuperação e no Carnaval
- 22 de jan.
- 4 min de leitura

1 - O que é Autocuidado Financeiro?
Quando pensamos em autocuidado, muitas vezes imaginamos práticas como fazer skincare, ter momentos de relaxamento ou buscar o bem-estar emocional. No entanto, o cuidado com a sua relação com o dinheiro também faz parte, pois impacta diretamente na sua saúde (em todos os aspectos, incluindo física e psicológica), liberdade e qualidade de vida.
E o que significa autocuidado financeiro? É a prática de administrar o próprio dinheiro de forma consciente e estratégica, garantindo que suas decisões financeiras estejam alinhadas com seus objetivos do presente e do futuro. Assim como o autocuidado com a saúde física envolve alguns hábitos diários, o autocuidado financeiro também inclui hábitos que levam a uma vida com equilíbrio, segurança e autonomia. E por envolver hábitos recorrentes, eu o chamo carinhosamente de fincare.
Para mulheres em recuperação do alcoolismo, esse cuidado se torna ainda mais essencial. Os problemas financeiros podem gerar ansiedade, depressão, gatilhos emocionais, submissão a situações de violência e dificuldades na reconstrução da vida. Por outro lado, um planejamento bem-feito traz segurança, previsibilidade e autoestima, por reforçar a capacidade de tomar decisões conscientes.
2 - Carnaval e Recuperação: um momento de desafios e oportunidades para seu autocuidado financeiro.
E o que o Carnaval tem com isso? Embora para algumas, o Carnaval seja uma das festas mais esperadas do ano, para as mulheres em recuperação, essa época pode trazer desafios emocionais e sociais significativos. A pressão para o consumo de álcool e outras substâncias, a alta exposição a gatilhos e a sensação de não pertencimento podem gerar emoções ruins e, como forma de compensação, os gastos excessivos, na tentativa de dar conta sem ir ao primeiro gole.
Acrescente-se: o Carnaval também é um período em que os gastos, impulsivos ou não, aumentam: passagens, fantasias, ingressos, alimentação e transporte são algumas das despesas que, sem planejamento, podem comprometer o orçamento.
E é justamente por ser desafiador, que o Carnaval pode se tornar uma oportunidade de fortalecimento. Imagina passar por tudo isso se mantendo saudável e com as finanças alinhadas com seus objetivos? Com um bom planejamento financeiro e emocional, é possível aproveitar o período, sem prejuízos para sua recuperação nem para seu bolso. Então bora lá!
3 - Autocuidado financeiro para o Carnaval na prática.
A. Planeje suas finanças definindo um orçamento para o Carnaval (e o cumpra!)
O ponto zero para um Carnaval financeiramente saudável é definir um orçamento. Antes de sair comprando ingressos, fantasias ou organizando viagens, reserve um tempo para calcular quanto pode gastar sem comprometer suas finanças. Insira todas as variáveis em seu orçamento: transporte, hospedagem, fantasias, acessórios, alimentação e lazer.
Após, faça seus cálculos e avalie: se uma despesa não cabe no seu orçamento sem comprometer suas contas essenciais ou suas metas financeiras, talvez seja melhor reconsiderá-la.
B. Reavalie prioridades (isso está alinhado com seus objetivos?)
Cada gasto que fazemos é uma escolha que nos aproxima ou nos afasta dos nossos objetivos e antes de fazê-lo, vale refletir (aliás, estas reflexões podem ser adaptadas para eventual risco de ir ao primeiro gole, também):
Esse gasto está alinhado com a vida que quero construir?
Isso é realmente importante para mim ou estou cedendo a uma vontade momentânea?
Se eu gastar esse valor, ainda estarei segura financeiramente no mês seguinte?
Ao trazer consciência para essas decisões, você evita arrependimentos e garante que o dinheiro está sendo usado de forma que contribua para seu crescimento e bem-estar a longo prazo.
3. Evite situações de risco (tanto para os gastos excessivos, quanto para o consumo de álcool)
Muitos dos lugares que estimulam o gasto, são também os que estimulam o consumo de álcool. Logo, evite-os. Você tem dupla razão para isso e não precisa estar onde todo o mundo está o tempo todo. Priorize você mesma e seus recursos financeiros, com toda a qualidade de vida que você merece.
Além disso, sugere-se:
Seguir o Combo da Recuperação da AF integralmente, como se fosse um checklist;
Reforçar sua motivação, lembrando-se dos motivos que levaram você a escolher a sobriedade e como ela tem transformado sua vida.
Escolher ambientes que respeitem seus limites, priorizem a diversão e não o consumo de bebidas ou os dispêndios excessivos;
Estar com pessoas que respeitam seu processo de recuperação e suas escolhas financeiras;
Ter sempre um plano B;
Se perceber que um ambiente não é confortável para você, esteja preparada para sair sem culpa.
4. Depois da Festa: Mantendo o Equilíbrio Financeiro
Após o Carnaval, é hora de avaliar o impacto das suas escolhas e seguir em frente sem comprometer sua estabilidade financeira. Algumas práticas podem te ajudar a retomar o foco:
a. Revise seus gastos
Faça um balanço financeiro para entender exatamente quanto gastou durante o período. Se perceber que ultrapassou o orçamento, identifique onde pode ajustar suas finanças nos meses seguintes para compensar.
b. Retome seus hábitos financeiros
Se durante o Carnaval você precisou flexibilizar alguns hábitos, agora é o momento de retomá-los. Isso pode incluir voltar a registrar seus gastos, focar na sua reserva de emergência ou reforçar sua disciplina financeira, por exemplo.
c. Use o Carnaval como aprendizado
Se algo saiu diferente do planejado, encare como uma oportunidade de aprendizado (e não de culpa!). Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado para os próximos eventos.
d. Redirecione seu foco para suas metas
O Carnaval passou, mas suas metas financeiras continuam. Retome o planejamento dos seus objetivos, como quitar dívidas, economizar para um projeto importante ou investir para a sua aposentadoria.
O Carnaval pode ser um período de alegria, vivido de forma consciente, respeitando sua recuperação e sua jornada rumo à independência financeira. Com planejamento e equilíbrio, você garante que a festa termine sem arrependimentos e que seu futuro financeiro continue saudável.
O que você pode fazer hoje para garantir que seu Carnaval seja divertido, econômico e seguro para sua recuperação?
Comments