Maternidade, Maternagem e alcoolismo - Parte 2
Atualizado: 28 de mai. de 2022
Por um longo período a cultura social determinou a maternidade como inerente ao gênero feminino, similar uma função inata. Hoje é possível dissociar essa concepção e determinar que a maternidade tende a possuir diversos sentidos concernentes a subjetividade de cada mulher, sendo, portanto, singular para cada uma.

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Entendemos que a partir do momento em que é concebida, a criança é submetida à diversas e novas experiências de vida, que lhe soarão como surpreendentes. Essas experiências podem tanto ser traumáticas quanto enriquecedoras, por isso é importante que sejam proporcionadas da melhor forma possível, oferecidas de maneira sadia. Em vista disso, podemos refletir sobre a influência negativa do álcool nesse processo tão importante.
Uma maternagem alicerçada por vínculos sadios e seguros perdurará e renderá em uma relação futura de respeito, responsabilidade, comprometimento e fortalecimento. Do contrário, uma maternagem comprometida pelo alcoolismo, pode gerar à criança danos em seu desenvolvimento social. Tornando-a insegura e despreparada para o mundo, ou agressiva, irritada, intolerante, frustrada e revoltada com a mãe.
Tais características relacionais são também fatores poderosos no desencadeamento do alcoolismo nas mães, em função de sua dificuldade de lidar com as especificidades e demandas dos filhos, de aceitar sua incapacidade de controlar a prole e aceitar sua ineficiência de protegê-lo frente ao mundo.
Tudo isso se deve ao fato de que infelizmente uma mãe adoecida pelo alcoolismo, inevitavelmente não conseguirá entregar como deseja e planeja o acolhimento, afeto e amparo, por mais que queira e muito tente.
As legítimas trocas afetivas entre mãe e filhos ocorrem através de uma relação fortalecida por anos de confiança e exemplos. Devido a isso é importante que seja levado em consideração a saúde mental e o bem estar das mães na criação de seus filhos e na criação desses vínculos, de modo que ambos não venham a ser acometidos por sofrimentos oriundos de um relacionamento disfuncional.
SÍNDROME DO NINHO VAZIO