Tema III: Necessidade Básica Não Atendida

Os sentimentos têm como origem uma necessidade básica não atendida. Preste atenção aos sentimentos que ganham uma intensidade maior e procure entender qual é a necessidade básica que não está sendo atendida. Isto te ajudará a compreender melhor a situação e a se comunicar ou agir de forma mais assertiva. Nem sempre teremos nossa necessidade atendida, mas é importante identificar quando isso não acontece.

Se eu tiver um pensamento distorcido em relação a este evento, vou ter um sentimento distorcido e consequentemente uma ação distorcida. Por trás de um pensamento distorcido está uma necessidade básica não atendida e não identificada.

Por exemplo, se ao sentir raiva, você agir motivada pela raiva, o(a) outro(a) não vai identificar a sua necessidade e, portanto, não terá nem mesmo a oportunidade de reconhecê-la e atendê-la. O que vai chamar a atenção será a sua atitude disfuncional e o(a) outro(a) vai reagir a essa atitude e não à sua necessidade, havendo uma possibilidade maior de desentendimento, briga e recaída.

Por isso, a atividade de hoje vai te ensinar a:

• Aprender a lidar com situações inesperadas (morte ou perder um emprego, por exemplo).

• Aprender a lidar com situações emocionais: discussões, comemorações, tédio, encontrar amigos da ativa.

• Aprender a lidar com situações de risco (ir em uma festa com bebidas alcoólicas, por exemplo)

• Aprender a lidar com situações pessoais (financeiro, entrevista de emprego e/ou família, por exemplo).

Orientações:

• Fazer do mais fácil para o mais complexo.

• Evitar situações de altos riscos.

• Lembrar que pensamentos distorcidos acionam minhas fissuras.

• Lembrar que o enfrentamento dos problemas não acontece do dia para a noite, que a mudança vai ocorrendo aos poucos.

• Perceber o que ainda fazemos para não sairmos do nosso estado atual.

Atividade proposta:

• Escolha 1 situação de risco.

• Descreva as prováveis consequências positivas

• Descreva as prováveis consequências negativas.

• Descreva 2 opções para lidar com as prováveis consequências negativas ao estar em 1 situação de risco.

Exemplo:

• Situação de risco ou problema: sair com os amigos para um barzinho.

• Consequência positiva: reunir com os amigos.

• Consequência negativa: sentir desconforto em ver outras pessoas bebendo.

• Opções para lidar com as prováveis consequências negativas:

Comer alguma coisa, mantendo o estômago cheio, de preferência doce.

Ir embora se, mesmo assim, vier a fissura.

Repita o exercício para cada situação de risco e crie o seu plano de ação.

--------

Todas as atividades do nosso Baralho da Recuperação, divulgadas do dia 16 a 31 de dezembro, foram propostas durante o ano, em nosso grupo terapêutico de prevenção de recaídas, pela psicóloga e vice-presidente da nossa Associação, Cláudia Leiria (@psiclaudialeiria)

Referências Bibliográficas - São ótimas dicas de leitura e para presentear também!

Referências Bibliográficas:

• Tratando a dependência de álcool - um guia de treinamento das habilidades de enfrentamento - 2ª edição. Autores: Peter M. Monti, Ronald M. Kadden, Damaris J. Rohsenow, Ned L. Cooney e David B. Abrams. Editora: Roca.

• Conhecer-se é amar a si próprio - exercícios para desenvolver a autoconsciência e para realizar mudanças positivas e encorajadoras. Autores: Lynn Lott, Marilyn Matulich Kentz e Dru West. Editora: Manole.

• Caderno de exercícios para cuidar de si mesmo - 3ª edição. Autora: Anne Van Stappen. Editora: Vozes.

• Caderno de exercícios de inteligência emocional - 2ª edição. Autor: llios Kotsou. Editora: Vozes.

• Caderno de exercícios para viver sua raiva de forma positiva. Autor: Yves-Alexandre Thalmann. Editora: Vozes.

• Dinâmicas de grupo e atividades clínicas aplicadas ao uso de substâncias psicoativas. Organizadoras: Neliana Buzi Figlie e Roberta Payá. Editora: Roca.

• Tratamento do uso de substâncias químicas - Manual prático de intervenções e técnicas terapêuticas. Organizadores: Ronaldo Laranjeira, Helena M. Takeyama Sakiyama e Maria de Fátima Rato Padin. Editora: Artmed.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Associação Alcoolismo Feminino existe para ajudar mulheres em sofrimento pelas consequências de seu modo de beber, por meio de um espaço de acolhimento, compaixão e respeito, sem julgamentos nem preconceitos.

Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco pelo site:ww.associacaoaf.org/queroajuda