Tema IV: Pensamentos Distorcidos

Às vezes precisamos identificar os comportamentos que herdamos, as missões que nos são dadas, os nossos papéis, e ver o que faz ou não sentido, nos permitindo renunciar aqueles que nos prejudicam de alguma forma.

Questionar nossos pensamentos distorcidos ajuda a enfraquecê-los e substituí-los. Por isso, sempre que identificar um pensamento negativo, questione:

● Das vezes que pensei que algo fosse acontecer, quantas vezes realmente aconteceu?

● Quais as evidências concretas de que o que estou imaginando vai acontecer?

● Quais as evidências que tenho de que o que estou pensando não pode acontecer?

O pensamento pode gerar mais sofrimento do que o acontecimento porque você irá se sentir e agir como se já tivesse acontecido. Por isso, seguem algumas sugestões para incluir no seu processo de recuperação:

• Acompanhamento psicológico.

• Acompanhamento psiquiátrico.

• Ressignificação dos pensamentos distorcidos.

• Técnicas de respiração.

• Técnicas de meditação.

• Reuniões de partilhas.

• Voluntariado.

• Atividade física.

• Escrever em um diário.

• Pedir ajuda.

• Oração da serenidade.

• Buscar sua espiritualidade.

Quanto mais possibilidades e opções incluirmos, mais aumentamos as chances de alcançar o sucesso. Permita-se fazer um pouco diferente sempre que esse diferente te fizer bem. Você merece!

--------

Todas as atividades do nosso Baralho da Recuperação, divulgadas do dia 16 a 31 de dezembro, foram propostas durante o ano, em nosso grupo terapêutico de prevenção de recaídas, pela psicóloga e vice-presidente da nossa Associação, Cláudia Leiria (@psiclaudialeiria)

Referências Bibliográficas - São ótimas dicas de leitura e para presentear também!

Referências Bibliográficas:

• Tratando a dependência de álcool - um guia de treinamento das habilidades de enfrentamento - 2ª edição. Autores: Peter M. Monti, Ronald M. Kadden, Damaris J. Rohsenow, Ned L. Cooney e David B. Abrams. Editora: Roca.

• Conhecer-se é amar a si próprio - exercícios para desenvolver a autoconsciência e para realizar mudanças positivas e encorajadoras. Autores: Lynn Lott, Marilyn Matulich Kentz e Dru West. Editora: Manole.

• Caderno de exercícios para cuidar de si mesmo - 3ª edição. Autora: Anne Van Stappen. Editora: Vozes.

• Caderno de exercícios de inteligência emocional - 2ª edição. Autor: llios Kotsou. Editora: Vozes.

• Caderno de exercícios para viver sua raiva de forma positiva. Autor: Yves-Alexandre Thalmann. Editora: Vozes.

• Dinâmicas de grupo e atividades clínicas aplicadas ao uso de substâncias psicoativas. Organizadoras: Neliana Buzi Figlie e Roberta Payá. Editora: Roca.

• Tratamento do uso de substâncias químicas - Manual prático de intervenções e técnicas terapêuticas. Organizadores: Ronaldo Laranjeira, Helena M. Takeyama Sakiyama e Maria de Fátima Rato Padin. Editora: Artmed.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Associação Alcoolismo Feminino existe para ajudar mulheres em sofrimento pelas consequências de seu modo de beber, por meio de um espaço de acolhimento, compaixão e respeito, sem julgamentos nem preconceitos.

Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco pelo site:ww.associacaoaf.org/queroajuda