Às vezes precisamos identificar os comportamentos que herdamos, as missões que nos são dadas, os nossos papéis, e ver o que faz ou não sentido, nos permitindo renunciar aqueles que nos prejudicam de alguma forma.
Questionar nossos pensamentos distorcidos ajuda a enfraquecê-los e substituí-los. Por isso, sempre que identificar um pensamento negativo, questione:
● Das vezes que pensei que algo fosse acontecer, quantas vezes realmente aconteceu?
● Quais as evidências concretas de que o que estou imaginando vai acontecer?
● Quais as evidências que tenho de que o que estou pensando não pode acontecer?
O pensamento pode gerar mais sofrimento do que o acontecimento porque você irá se sentir e agir como se já tivesse acontecido. Por isso, seguem algumas sugestões para incluir no seu processo de recuperação:
Acompanhamento psicológico.
Acompanhamento psiquiátrico.
Ressignificação dos pensamentos distorcidos.
Técnicas de respiração.
Técnicas de meditação.
Reuniões de partilhas.
Voluntariado.
Atividade física.
Escrever em um diário.
Pedir ajuda.
Oração da serenidade.
Buscar sua espiritualidade.
Quanto mais possibilidades e opções incluirmos, mais aumentamos as chances de alcançar o sucesso. Permita-se fazer um pouco diferente sempre que esse diferente te fizer bem. Você merece!
--------
Todas as atividades do nosso Baralho da Recuperação, divulgadas do dia 16 a 31 de dezembro, foram propostas durante o ano, em nosso grupo terapêutico de prevenção de recaídas, pela psicóloga e vice-presidente da nossa Associação, Cláudia Leiria (@psiclaudialeiria)
Referências Bibliográficas - São ótimas dicas de leitura e para presentear também!
Referências Bibliográficas:
Tratando a dependência de álcool - um guia de treinamento das habilidades de enfrentamento - 2ª edição. Autores: Peter M. Monti, Ronald M. Kadden, Damaris J. Rohsenow, Ned L. Cooney e David B. Abrams. Editora: Roca.
Conhecer-se é amar a si próprio - exercícios para desenvolver a autoconsciência e para realizar mudanças positivas e encorajadoras. Autores: Lynn Lott, Marilyn Matulich Kentz e Dru West. Editora: Manole.
Caderno de exercícios para cuidar de si mesmo - 3ª edição. Autora: Anne Van Stappen. Editora: Vozes.
Caderno de exercícios de inteligência emocional - 2ª edição. Autor: llios Kotsou. Editora: Vozes.
Caderno de exercícios para viver sua raiva de forma positiva. Autor: Yves-Alexandre Thalmann. Editora: Vozes.
Dinâmicas de grupo e atividades clínicas aplicadas ao uso de substâncias psicoativas. Organizadoras: Neliana Buzi Figlie e Roberta Payá. Editora: Roca.
Tratamento do uso de substâncias químicas - Manual prático de intervenções e técnicas terapêuticas. Organizadores: Ronaldo Laranjeira, Helena M. Takeyama Sakiyama e Maria de Fátima Rato Padin. Editora: Artmed.
Programa Terapêutico para o tratamento da dependência química. Autora: Luana Gama Wanderley Leite. Editora: Edições Loyola.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Associação Alcoolismo Feminino existe para ajudar mulheres em sofrimento pelas consequências de seu modo de beber, por meio de um espaço de acolhimento, compaixão e respeito, sem julgamentos nem preconceitos.
Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco pelo site:ww.associacaoaf.org/queroajuda
Comments