top of page

Tema XII: Escuta atenta

Muitas vezes, o álcool é usado para enfrentar a timidez, a dificuldade de se relacionar ou para evitar sofrimento, desconforto. Por isso, no início da recuperação, muitas pessoas têm a tendência de se isolarem. É importante buscar a socialização e a habilidade de ouvir pode facilitar esse processo. O objetivo da escuta é desenvolver habilidades para lidar com esses sentimentos e situações sem a presença do álcool.



É necessário estarmos atentas a nós mesmas para identificar os momentos ou hábitos de maior risco. Muitas vezes a nossa compreensão passa pelas nossas crenças e podemos acabar selecionando o que ouvimos, ignorando uma parte e intensificando outra, porque essas crenças distorcem nossos pensamentos, sentimentos e ações. Quando conhecemos nossas crenças podemos identificar quando elas estão atuando e limpar a nossa compreensão para podermos elaborar estratégias para evitá-las ou para lidar com elas de uma maneira que consigamos evitar a recaída.


Quando sabemos ouvir:

  • Temos a possibilidade de conhecer o outro, pois ele se sentirá mais seguro para falar.

  • Temos a oportunidade de solucionar diferenças, compreendendo e respeitando o ponto de vista do outro e o fato de que não precisamos pensar da mesma maneira, mas podemos encontrar uma solução que atenda a mim e ao outro.

  • Promovemos a aproximação das pessoas, entre elas, os familiares.

  • Desenvolvemos novas amizades e estreitamos relacionamentos.

  • Podemos ensinar ao outro a ouvir através do nosso exemplo.

  • Demonstramos interesse e compreensão através da empatia.


Ouvir com atenção e interesse, sem julgamento, com empatia e buscando compreender o que o outro está falando não é fácil mas temos algumas orientações para melhorar essa habilidade: