Apesar de não termos controle sobre a ocorrência de crises, podemos nos preparar para estas eventualidade, que podem ser:
Separações sociais: divórcio, mudança ou morte de uma pessoa querida e filho que sai de casa são alguns exemplos.
Eventos relacionados ao trabalho: perda de emprego, promoção, novo emprego e redução ou aumento financeiro são alguns exemplos.
Problemas de saúde.
Novas responsabilidades.
Ajustes a novas situações.
Eventos relacionados ao trabalho: perda de emprego, promoção, novo emprego e redução ou aumento financeiro são alguns exemplos.
Pense em outros grandes eventos da sua vida que podem te colocar em risco. Nem sempre esses eventos precisam ser negativos para acionar o gatilho. Algumas pessoas são elementos positivos que causam euforia. Algumas pessoas também, em grandes eventos positivos, podem se sentir no topo ou com muita confiança.
Os eventos de gatilho variam de pessoa para pessoa e por isso é importante aprender a identificar o que é situação de risco para você. Os eventos que são fatores de risco para nós podem sê-lo também quando ocorrem com alguém importante para nós, não só quando ocorrem conosco.
Atividade proposta:
Identifique e escreva os eventos ou as situações (positivas ou negativas) que podem acontecer na sua vida.
Analise e escreva como cada evento ou situação pode afetar você e seu comportamento.
Pense e escreva as estratégias específicas que você pode usar para enfrentar cada um deles, ou seja, o que eu tenho de recursos internos e externos para enfrentar cada evento ou situação e evitar uma recaída. Aqui, temos algumas sugestões:
Identifique e escreva uma lista de pessoas para quem possa ligar.
Identifique e escreva uma lista de reuniões que possa participar.
Identifique a Necessidade Básica não atendida.
Identifique e escreva outras formas que você pode buscar ajuda.
Identifique e escreva atividades prazerosas que pode fazer para se distrair.
Ninguém está isento de passar por crises, sendo alcoolista ou não. Mas no nosso caso, precisamos ter sempre recursos disponíveis para que esses momentos não se tornem gatilhos para uma recaída, combinado?
--------
Todas as atividades do nosso Baralho da Recuperação, divulgadas do dia 16 a 31 de dezembro, foram propostas durante o ano, em nosso grupo terapêutico de prevenção de recaídas, pela psicóloga e vice-presidente da nossa Associação, Cláudia Leiria (@psiclaudialeiria)
Referências Bibliográficas - São ótimas dicas de leitura e para presentear também!
Tratando a dependência de álcool - um guia de treinamento das habilidades de enfrentamento - 2ª edição. Autores: Peter M. Monti, Ronald M. Kadden, Damaris J. Rohsenow, Ned L. Cooney e David B. Abrams. Editora: Roca.
Conhecer-se é amar a si próprio - exercícios para desenvolver a autoconsciência e para realizar mudanças positivas e encorajadoras. Autores: Lynn Lott, Marilyn Matulich Kentz e Dru West. Editora: Manole.
Caderno de exercícios para cuidar de si mesmo - 3ª edição. Autora: Anne Van Stappen. Editora: Vozes.
Caderno de exercícios de inteligência emocional - 2ª edição. Autor: llios Kotsou. Editora: Vozes.
Caderno de exercícios para viver sua raiva de forma positiva. Autor: Yves-Alexandre Thalmann. Editora: Vozes.
Dinâmicas de grupo e atividades clínicas aplicadas ao uso de substâncias psicoativas. Organizadoras: Neliana Buzi Figlie e Roberta Payá. Editora: Roca.
Tratamento do uso de substâncias químicas - Manual prático de intervenções e técnicas terapêuticas. Organizadores: Ronaldo Laranjeira, Helena M. Takeyama Sakiyama e Maria de Fátima Rato Padin. Editora: Artmed.
Programa Terapêutico para o tratamento da dependência química. Autora: Luana Gama Wanderley Leite. Editora: Edições Loyola.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Associação Alcoolismo Feminino existe para ajudar mulheres em sofrimento pelas consequências de seu modo de beber, por meio de um espaço de acolhimento, compaixão e respeito, sem julgamentos nem preconceitos.
Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco pelo site:ww.associacaoaf.org/queroajuda
Comments